Você tem tido dificuldade de enxergar detalhes de perto, como as letras do jornal ou a bula do remédio? Invariavelmente precisa de mais luz para ler? Se sua resposta foi sim para algum dos exemplos acima, você deve procurar um oftalmologista.
Se você tiver mais de 40 anos, o médico provavelmente detectará o início da presbiopia, também conhecida como vista cansada. Esta dificuldade de visão é uma condição natural do olho que afeta a capacidade de focar objetos de perto.
Quem nunca usou óculos, deve procurar um especialista, em uma óptica regularizada, para obter ajuda na escolha da armação e da lente. Ambas são escolhas pessoais, que interferem na sua estética e conforto visual. Os óculos devem combinar com seu estilo de vida, sua personalidade, seu formato de rosto e tom de pele. A lente oftálmica que acompanhará a armação também deve respeitar suas necessidades e preferências.
Características básicas de uma lente corretiva:
• Ser resistente o bastante contra choques;
• Ser anti-reflexo e resistente a arranhões;
• Ser leve e fina;
• Se adaptar à luminosidade de ambientes internos e externos.
Quais são, então, os tipos de lentes que corrigem a vista cansada ou presbiopia?
As lentes oftálmicas corretivas. As opções existentes no mercado são as multifocais (ou progressivas), bifocais e lentes de leitura.
Como são as lentes multifocais ou progressivas?
São lentes que possuem mais de uma dioptria (ou grau) na sua superfície. Este tipo apresenta um determinado grau na parte inferior – para a leitura - que vai evoluindo suavemente passando pelo centro até a parte superior. Assim, o grau se altera progressivamente de acordo com a necessidade de cada pessoa. Por isso, as lentes oftálmicas são consideradas produtos altamente personalizados.
Como é a adaptação a uma lente multifocal?
Quando colocamos qualquer lente de correção visual, nosso cérebro precisa se adaptar para interpretar a nova forma como os olhos estão captando as imagens. O cérebro se "acostuma" instantaneamente com as lentes Varilux e os olhos não precisam mais de nenhum esforço para enxergar com nitidez. Em lentes convencionais, este prazo de adaptação pode chegar a duas semanas.